Ficha Técnica - Catarina


Viticultura

As vinhas da Quinta do Agrelo encontram-se na região do Minho; sub-região do Cávado; concelho de Barcelos concretamente em Cossourado. Estas vinhas estendem-se ao longo de cerca de 4,5 hectares, dos quais 2,5 são de encepamento com castas brancas. As condições edafoclimáticas desta propriedade, assente em solo de origem granítica, de médio potencial produtivo contribuem para um perfil distinto de uma frescura e mineralidade envolventes, que se reflecte nos vinhos. Após selecção criteriosa, as uvas foram colhidas de forma manual para caixas de 25 kg.

Enologia

Este vinho foi desenhado a partir de uma criteriosa selecção de uvas das castas Alvarinho; Chardonnay e Gewurztraminer.

O processo de vinificação que lhe deu origem construiu-se em diferentes fases. Após prensagem pneumática de uva inteira, o mosto obtido foi clarificado de forma estática em condições de 10ºC e ambiente inerte durante 72 horas, em cuba de inox, onde arrancou fermentação alcoólica a uma temperatura controlada de 14ºC, de forma a garantir a conservação de todo o perfil aromático primário a fruta.

 

Notas de Prova

Vinho de cor amarela citrina. Aromas a fruta fresca, ameixa branca e ligeira flor de laranjeira que acentuam a leveza e elegância na profundidade do aroma. Na boca de estrutura sustentada em acidez citrina e mineralidade vibrante, de sabor muito em linha com o perfil aromático. Excepcionalmente fresco e volumoso de final persistente. Um conjunto harmoniosamente equilibrado onde o prazer domina. Sugere-se uma temperatura de serviço de 6ºC a 8ºC.